sábado, 8 de setembro de 2018

[TURISTANDO] O centro-oeste da Itália

Olá Beauties! 👋

A viagem das férias de Verão foi para Nepi, uma cidadezinha que fica a 50km de Roma, na parte centro-oeste da Itália. Normalmente a gente escolhe um lugar calmo, onde o "pequeno" possa se divertir sem nos preocuparmos e que a gente possa descansar bastante, e dessa vez a gente ainda conseguiu conciliar com alguns passeios bem interessantes e legais. ⛲

(Google Maps) 

Nós decidimos ir de carro dessa vez 🚙, uma viagem de quase 800km que fizemos em 2 dias (principalmente por causa da Olina, porque estava MUITO calor!).

em uma das paradas, num campo de girassóis 🌻🌻🌻


Como nas nossas outras viagens, a gente ficou em uma casa ("bucamos" através do airbnb) e coincidentemente o filho do dono (italiano, claro😉) mora há anos em Florianópolis e falava muito bem o português. 👌



Nós já fomos várias vezes para a Itália, mas essa foi a primeira vez que ficamos hospedados nessa região. O que mais me impressionou foi ver como ainda tem muita coisa (e muito bem preservada) da história antiga - da época dos Etruscos, do Império Romano e da época Medieval. 

Nepi, a cidade onde ficamos, foi fundada pelos etruscos e conquistada pelos romanos. Ela foi destruida na invasão dos lombardos e anos mais tarde numa invasão de Napoleão na parte central da Itália. Ela ficou conhecida na Itália por sua água mineral, que hoje é comercializada como "Aqua di Nepi".

a fonte da água de Nepi 💦







a água de Nepi engarrafada 💧😉

E todas as cidadezinhas da redondeza eram nesse estilo, com muitas ruínas antigas e o centro da cidade dentro das muralhas de um burgo medieval.

Sutri, por exemplo, uma cidadezinha que ficava lá pertinho, tem uma arena romana do ladinho de cavernas etruscas e seu centro ainda tem as muralhas e até algumas portas do burgo muito bem preservados!






Mitreo é uma Igreja do século XIII que fica dentro de uma caverna


centro de Sutri


Ronciglione tem o burgo medieval mais preservado como originalmente e por esse motivo já foi cenário de vários filmes como, por exemplo, o "A Vida é Bela".




🍇🍇🍇




Mas o passeio mais exótico de todos que fizemos foi até a Civita di Bagnoregio (que ficava a uns 60km mais ao Norte) - um vilarejo medieval que foi construído em cima de um monte de calcário (e, inclusive, tem um problema sério de erosão conhecido desde a época dos etruscos - por esse motivo também é conhecida como „A Cidade que Morre“). 




Ele tem um único acesso (através de um viaduto) e além de algumas lojinhas, restaurantes e museus, algumas pessoas vivem lá sim. Uma curiosidade para quem curte uma novela global - o vilarejo serviu de cenário para a novela Terra Nostra (era a terra natal dos personagens Maria e Toni).







O vale que avistamos atrás do vilarejo é o Valle dei Calanchi, e a erosão parece esculpir uma muralha em suas rochas:


Impressionante, não?! 😲

Nós fomos um unico dia à Roma, mas não chegamos a ir ao centro turístico da cidade... fomos até um shopping e depois até a Villa Adriana, que fica a uns 30km de lá. Mas como esse post já ficou gigantesco, isso será assunto para um próximo [TURISTANDO], OK?!

Vocês também gostam de passeios históricos assim, ou preferem visitar lugares mais "agitados"?!

Tenham um ótimo dia e até a próxima... 😘😘😘

5 Kommentare:

  1. É realmente impressionante!!!
    Adorei, fico vendo e pensando nisso, na vida antiga, em como essas civilizações viviam.
    Adorei!
    Como foi no shopping?
    Tem vontade de conhecer melhor a Italia?

    bjhins

    ResponderExcluir
  2. Amo viagens com passeios históricos, alias são os meus preferidos, amo conhecer lugares assim e aprender , eu amei sua viagem e a casa que ficaram , é cada foto e cada momento incrível, um dia quero conhecer esse lugar

    ResponderExcluir
  3. Incrível esse post !!!!!!!
    Adooorei !!!!!!!!!
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui para Roma uma vez, mas tenho muita vontade de conhecer toda a Itália. Já percebi que tem várias cidadezinhas lindas e vilarejos. E eu também gosto bastante de lugares Históricos e Ruínas. Espero ter oportunidade de fazer uma viagem assim logo :)

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  5. O glow também é cultura heim..amei conhecer mais sobre esse lugar incrível,já ouvi falar sobre essa água. As fotos ficaram incriveis,um sonho conhecer lugares como este.beijos

    ResponderExcluir

O seu comentário é super importante para mim!
Obrigada por participar!
Beijo grande! ;-*